(91)981575643

NO AR

OUREM NEWS PLAY

ouremnews.com.br

Pará

Famílias não indígenas desocupam Terra Indígena Alto Rio Guamá (PA)

Uma equipe multidisciplinar do governo federal passou o mês de maio no território indígena que fica no Nordeste do Pará e concluiu a desintrusão da área, mobilizando as famílias para saída pacífica.

Publicada em 01/06/23 às 09:27h - 33 visualizações

por @ouremnews


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: noticias.r7.com)
A primeira etapa da operação de desintrusão da Terra Indígena Alto Rio Guamá, no Pará, foi concluída nesta quarta-feira (31), tendo conseguido mobilizar as famílias que ocupam irregularmente o território para saída voluntária.

O governo federal designou uma equipe multidisciplinar para atender à determinação judicial de retirar os não indígenas da área, que atuou esclarecendo e mobilizando a população local para retirada de pertences da terra indígena.

A operação começou no dia 2 de maio com a participação de diversos órgãos: Funai, Incra, Ibama, Exército, Censipam, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Abin, Secretaria-Geral da Presidência da República e Secretaria de Comunicação.

Nas incursões dos agentes do governo, foram realizadas apreensões de madeira irregular, motosserras, motocicletas e armas, e localizadas serrarias clandestinas e carvoarias dentro e no entorno da terra indígena.

O Incra fez o cadastramento de 700 famílias não indígenas que ocupavam a área para encaminhamento a programas sociais do Governo Federal. Além disso, as famílias estão tendo apoio das prefeituras locais e do governo do Pará, além de terem recebido cestas básicas do governo federal.

A operação de desintrusão da Terra Indígena Alto Rio Guamá cumpre sentença da Justiça Federal favorável à ação de reintegração de posse impetrada pelo Ministério Público Federal no Pará. Reconhecido como área indígena desde 1945, o território foi homologado em 1993.

A Terra Indígena Alto Rio Guamá tem 280 mil hectares de extensão e envolve áreas dos municípios Nova Esperança do Piriá, Santa Luzia do Pará e Paragominas, no Nordeste do Pará.

Da Rede Nacional de Rádio em Brasília



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
ELEIÇÃO 2024 - OURÉM

 12 ELIAS OLIVEIRA
 15 NETO LEOCÁDIO
 25 JUNHÃO
 INDECISO
 NENHUMA DAS OPÇÕES







.

LIGUE E PARTICIPE

91981575643

Visitas: 149311
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - OUREM NEWS PLAY - A imagem da notícia
Converse conosco pelo Whatsapp!