(91)981575643

NO AR

JORNAL É NOTÍCIA

Com Léo Nunes

Ourém-Pa

Animais domésticos estão sendo envenenados com prática criminosa em Ourém

O crime geralmente acontece com cães e gatos, animais de estimação de muitas famílias.

Publicada em 06/01/22 às 10:44h - 430 visualizações

por Paulo Bragança


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)
A prática do crime de envenenamento contra animais domésticos, principalmente das raças, cães e gatos tem se tornado rotineiro em Ourém, nordeste paraense. As mais recentes denúncias estão sendo feitas por proprietários que revoltados trouxeram ao conhecimento das autoridades a prática criminosa.

Um casal que preferiu o anonimato, afirmou que seu cão, da raça fila, por um momento após ter escapado da corrente, voltou já apresentando estado de sufocação, sendo que não demorou nem 15 minutos para o mesmo falecer, liberando escuma embranquecida pela boca e um inchaço demasiado da barriga. Segundo o casal, a ação do veneno foi de imediata, sem dá tempo para qualquer tipo de socorro para o animal.

Dona Antônia, uma anciã de 72 anos, moradora do Bairro do Terminal, que tinha na sua gatinha "Malu", a companhia exata para não ficar na solidão, disse revoltada  que um vizinho foi o autor do envenenamento do felino, a anciã relata que o mais triste foi ver o sofrimento de sua filhinha, como era tratada a gatinha, sem ela por fazer nada para salvar a  vida do animal.

É bom lembrar, que esse tipo de crime não é de hoje que ocorre no município havendo muitas denunciadas como o mesmo relatos, sendo que a causa principal é a asfixia pela dosagem do veneno ingerido pelo animal.

O responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais, Lei de Crimes Ambientais e Lei Estadual e a Lei Municipal. No caso da venda do chumbinho, ou outro derivado de substancia toxica, o crime é Contra a Saúde Pública (art. 273, parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal).

Os sintomas do envenenamento por chumbinho podem ser tremores em alguns músculos, diminuição dos batimentos cardíacos, salivação excessiva, dificuldades para respirar, diarreia, vômitos, tosse, secreções nasais, edema pulmonar, o animal urina constantemente, perda da coordenação motora, etc. 

Qualquer pessoa pode denunciar os criminosos, desde que tenham material comprobatório da tal prática. A SEMA local, é o órgão que deve ser feito o protocolo da denuncia, ou o proprietário do animal pode se dirigir diretamente a delegacia do município para fazer o Boletim de Ocorrência.

Por: @ouremenews




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Edylaene Nazaré de Souza sales

06/01/2022 - 13:41:05

Isso é revoltante. Tem que ter punição para essas pessoas- isso é não sei se podem ser chamados de pessoas. Não podemos ficar calados. Cadeia.....


PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA SILVA

06/01/2022 - 13:28:03

Os agressores devem serem denunciados para que tal prática criminosa não fique em puni


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
ELEIÇÃO 2024 - OURÉM

 12 ELIAS OLIVEIRA
 15 NETO LEOCÁDIO
 25 JUNHÃO
 INDECISO
 NENHUMA DAS OPÇÕES







.

LIGUE E PARTICIPE

91981575643

Visitas: 149426
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - OUREM NEWS PLAY - A imagem da notícia
Converse conosco pelo Whatsapp!