(91)981575643

NO AR

NOSTÁLGIA 90

Com Ivan Vaz

Ourém-Pa

Águas turvas e barrentas comprovam mais uma vez crime ambiental contra o lendário rio Caeté, trecho Ourém

Ano passado várias espécies de peixes morreram em consequências do despejo de substância química nas águas do rio

Publicada em 01/11/21 às 21:36h - 415 visualizações

por Paulo Bragança


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução)
Moradores do distrito Arraial do Caeté, zona rural do município de Ourém, nordeste paraense, denunciaram através de rede social mais um crime ambiental sofrido pelo lendário rio Caeté que corta a vila, fato ocorrido na última sexta (29) quando as águas barrentas estampavam a comprovação da agressão.
O crime chegou ao conhecimento dos vereadores, que em plenária discutiram a situação e formalizaram o pedido de providências por parte da Secretaria de Meio Ambiente afim buscar saber o que causou o dano ao caeté.
O rio Caeté é  uma importante fonte de água doce onde possui uma área de 2.060,76 km² e perímetro de 316 km, da nascente (município de Bonito) à foz (município de Bragança). 
Ano passado uma empresa quem tem sua sede no município do Bonito, que trabalha com a extração de propriedade do dendê foi responsabilizada após denúncia de que, um tanque com composto químico estouro e levou a substância para as águas do rio Caeté causando a morte em massa de muitas espécies de peixes. Naquela oportunidade moradores da vila, protestaram fechando a PA 124, trecho da ponte que divide o município de Ourem com Bonito, que só foi liberada com a presença de um representante da empresa e autoridades dos municípios afetados diretamente pelo crime. 
Naquela ocasião, o MP, foi acionado, porém, lideranças comunitárias e políticas promoveram uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Ourém onde ouviram de moradores relatos absurdos relativos à maneira inadequada que a empresa trabalha com o resíduo químico  que gradativamente é dispensado no rio.   Ouve promessas e muita afirmativa de comprometimento por parte do representante da empresa, porém a sociedade nunca soube o certo o que a empresa fez para reparar os danos. Muitas conversas surgiram onde, algumas davam conta de que certas lideranças acabaram recebendo alguns agrados financeiros e uns poucos moradores contemplados com míseras cestas básicas. 
Não foi repassado para imprensa qualquer nota por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente  de Ourém falando sobre o assunto. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
ELEIÇÃO 2024 - OURÉM

 12 ELIAS OLIVEIRA
 15 NETO LEOCÁDIO
 25 JUNHÃO
 INDECISO
 NENHUMA DAS OPÇÕES







.

LIGUE E PARTICIPE

91981575643

Visitas: 149392
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - OUREM NEWS PLAY - A imagem da notícia
Converse conosco pelo Whatsapp!